Consultoria e Serviços - Sistema de manutenção de frota - Assiste

Sistema de Renovação de frotas

Consultoria e Serviços

A Assiste, por sua essência, é uma empresa de Engenharia e de Pesquisas; traz consigo a expertise da atuação direta em centenas de empresas detentoras e gestoras de frotas, em sua maior parte agrícolas e rodoviárias. A cargo de sua experiência de mais de 30 anos, a Assiste especializou-se não somente no desenvolvimento tecnológico de software mas também estendeu sua atuação diagnosticando, formulando e propondo soluções em nível de consultorias e prestação de serviços.


Consultoria e Serviços

Ferramentas e Indicadores

Principais funções

RENOVE

Essa ferramenta possibilita criar um planejamento da substituição dos equipamentos em uso e dos que estão na hora de trocar e realiza estudos sobre os ganhos e perdas dessas ações.

Nesta tarefa, inclui também a elaboração das curvas de CRM (Custos com Reparos e Manutenção), decomposto em materiais, mão de obra mecânica e serviços com terceiros em função da vida de cada equipamento (h ou km). Além das equações dos modelos do cliente são apresentadas, como comparativo, as curvas padrões da Assiste (benchmark).

 


Pré-Orçamento

Por meio de um aplicativo é possível determinar o orçamento da área de manutenção (frotas) ou da mecanização agrícola, com detalhes as quantidades e valores de gastos com combustível, lubrificantes, CRM, pneus, etc. 

PLUMA

Consiste em um sistema capaz de elaborar todo o planejamento das operações dos equipamentos agrícolas, além de selecionar e programar tanto as máquinas motoras como as tracionadas (implementos agrícolas ou rodoviários). 

INDICA

É um conjunto de indicadores gerais de todo o setor de mecanização que integra 330 parâmetros gerenciais das áreas: Colheita, Plantio, Manutenção, Custos de Manutenção e de Mecanização para a sinalização das suas usinas.

Estudo da Capacidade Operacional de Colheita (COC)

É um indicador habilitado para medir a quantidade de massa vegetal colhida por unidade de tempo (t/h) e que tem influência no custo operacional da colheita (CO). 

Diagnóstico do uso dos sistemas de Gestão da Mecanização

É uma análise que caracteriza as operações agrícolas e facilita a visualização dos resultados que estão sendo obtidos e dos pontos que devem ser modificados.

Diagnóstico para Redução de Custos

É uma avaliação sobre a utilização dos equipamentos, número de funcionários e dos índices de consumo de combustível, lubrificantes, gastos com CRM, capacidade operacional e durabilidade de pneus e outros materiais, além de outras análises relevantes a critério do cliente.


Definição dos Planos de Manutenção Preventiva

Considerando a experiência da Assiste, as exigências dos fabricantes e experiências dos clientes, elaboramos planos de revisão de manutenção, adaptando a melhor sincronização dos períodos (h ou km), visando reduzir as paradas e aumentar a eficiência de disponibilidade de manutenção.

No plano estão incluídas a Manutenção Primária (trocas de óleos e de filtros e das lubrificações gerais) e também as revisões mecânicas, pneumáticas, elétricas e hidráulicas. 

Definição dos procedimentos de manutenção de frotas

São realizados procedimentos iniciais de segurança, verificação de materiais necessários, contabilização do tempo para a realização do serviço, qualificação e quantificação dos colaboradores, recolhimento dos materiais descartados, levantamento dos agentes causadores e recomendações para a realização de testes, quando necessário.


Quantificação da Mão de Obra de Manutenção Automotiva (HC - Head Count)

Baseado no histórico da frota do cliente, este trabalho avalia e quantifica o quadro necessário de funcionários para tarefas de manutenção. Além disso, é efetuada uma comparação quantitativa e qualitativa com os funcionários que atuam na empresa.

Análise dos Processos terceirizados ou primeirizados (realização própria)

É realizada a verificação das vantagens e desvantagens econômicas e operacionais dos processos efetuados por iniciativa própria e que podem ser terceirizados ou vice-versa. 

Laboratório de Peças

Considerando as falhas e durabilidade dos materiais, criamos políticas de controle das peças, buscando aumentar o tempo de uso e reduzir o estoque de materiais pouco solicitados.