Indicadores de desempenho de mecanização canavieira

Sobre o Indica

Dada a situação econômico-financeira do setor sucroenergético, indicadores de desempenho para suporte estratégico são extremamente necessários e oferecem vasta aplicação no processo de tomada de decisões.

As atividades do setor de mecanização agrícola têm se intensificado com o passar dos anos, tornando-se área cada vez mais indispensável, com uma necessidade de adequada gestão e de inovações nas técnicas propostas. Nesse processo os seus  custos têm-se ampliado, configurando-se, em muitos casos, na maior parcela da composição do custo da produção de cana-de-açucar, superando inclusive gastos com a indústria.

Os informes oferecidos pela Assiste se diferenciam por mostrar integralmente a posição da unidade em análise perante o conjunto das empresas do setor. Os dados da base são coletados num conjunto seleto, amplo e relevante de empresas, com um histórico de no mínimo cinco anos. Esses informes espelham varias regiões do país e unidades com diferentes portes.


Faça download do folder eletrônico do INDICA
Sobre o Indica

Objetivo para os clientes

Conhecimento e compreensão dos dados de mecanização da empresa  e posicionamento em relação ao setor.

O que é o Indica?

O INDICA é um portal Web que define e disponibiliza um conjunto vasto e confiável de indicadores operacionais econômicos relacionados ao processo da mecanização do  setor sucroenergético. Essa base de dados de consulta é apresentada por grupos de assuntos  detalhados por indicadores relacionados a esse grupo, permitindo comparativos práticos e intuitivos de como sua empresa está em relação ao mercado.

Os dados evidenciam tanto os fatores positivos, que devem ser mantidos e ampliados para aproveitar os diferenciais da empresa, assim como os fatores negativos, que devem ser corrigidos ou otimizados.

O que é o Indica?

Acessar o Indica.

Clique no botão ao lado para realizar o login no Indica.

Grupo de indicadores


Grupo de indicadores

Linhas de trabalho para os assinantes do Indica

O INDICA está disponível para todas as unidades sucroalcooleiras, sendo que será apresentado em treze grandes grupos de assuntos, e cada um deles é subdividido em vários itens perfazendo em total de 120 parâmetros (indicadores de medição e/ou benchmarking). Esses indicadores serão periodicamente atualizados, alguns mensalmente, outros trimestralmente, por safra, entre safra ou anualmente. Desse modo, estarão em atualização de acordo com sua importância e disponibilidade, com a adequada frequência.

O INDICA será disponibilizado por vários processos que evoluirão de acordo com a capacidade informativa da empresa. Pode-se citar:

- Recebimento apenas dos índices das empresas participantes do processo, sem a identificação das unidades;

- Incorporação dos índices da empresa que se inclui no grupo; isso requer o envio de informes ou tabelas digitais para a elaboração da análise e sua inclusão na base de dados. Essa tarefa poderá ser realizada, em parte pela Assiste. Nesse processo será possível o cliente avaliar sua posição perante o benchmarking;

- Em um nível superior alcança-se a captação via integrações onde será possível receber informes dos Sistemas Gerais como SISMA (ASSISTE) ou de concorrentes, com poucas complementações informativas de outras áreas;

Processo de trabalho para os assinantes do Indica

- Poderão no decorrer dos trabalhos, criarem-se outros processos, que agilizarão a captação dos dados, assim como alcançar intentos (necessidades) específicos do cliente;

Em todos os casos em que o cliente oferecer seus próprios dados ao benchmarking, caberá à Assiste verificar possíveis discrepâncias em relação à normalidade técnica dos informes. Caso esse fato ocorra a Assiste comunicará o cliente e o apoiará em uma possível correção.

Destacamos que as unidades participantes terão a garantia total do sigilo de suas informações; sua identificação será um código (alfanumérico). Ele só poderá obter a identificação dos participantes se aderir ao processo comunitário de expor sua própria identificação para o grupo, por opção explicita e mencionada em contrato. O cliente poderá também optar em participar anonimamente.

Vantagens

- Definição de uma grade inteligente de índices gerenciais. Desse modo estamos apoiando a escolha de indicadores atuais necessários para uma adequada gestão, muitas vezes ainda desconhecidos pelos funcionários da empresa;

- Conhecimento sob critérios confiáveis de como estão posicionadas as demais empresas do setor;

- Atualização constante dos informes (dentro da necessária frequência e viabilidade);

 - Identificação dos pontos fortes e fracos por empresa perante ao mercado;

- Auxilio no estabelecimento de metas;

- Suporte técnico da equipe de consultores da Assiste na coleta, análise e interpretação dos dados;
 

Aspectos comerciais

- Sem custo de taxa de licensa (não existe custo para instalação);

- Cobrança mensal da utilização do serviço por empresa, visto que o produto oferecido tem versões e atualizações mensais;

- Disponibilidade de versão teste para auxílio na compreensão do INDICA (indicadores@assiste.com.br)