Últimas matérias

Confira as nossas últimas matérias

Implementos (Parte 1)

Custo de reparo e manutenção dos implementos rodoviários


Implementos (Parte 2)

Custos de reparo e manutenção dos implementos agrícolas


O salário dos operadores

Uma das grandes dificuldades para a contratação de um funcionário é a fixação de uma remuneração justa para ele e que não pese muito no orçamento da empresa, deixando ainda o valor do produto final com um nível bom de competitividade no mercado


Custos de equipamentos motorizados agrícolas (Parte 1)

A determinação do custo operacional de uma frota é uma ferramenta importante para a área gerencial, que influencia diretamente na gestão dos custos e sua potencial redução, como também nas tomadas de decisão.


Custos de equipamentos motorizados agrícolas (Parte 2)

O conhecimento do custo operacional dos equipamentos de uma empresa é de extrema importância para o gerenciamento e para a tomada de decisão. Porém, caso não exista dados para comparação, pouco se pode usufruir dessas informações.


Custos de equipamentos motorizados agrícolas (Parte 3)

O custo dos equipamentos tem ampla aplicação na gestão de uma frota, pois se torna um balizador operacional. A decomposição deste custo mostra o nível de participação de cada parcela, o relacionamento destas, geram várias análises e parâmetros,


Estudo da eficiência de disponibilidade mecânica em frotas agrícolas

Na realização da manutenção de uma frota com aplicação agrícola, ou mesmo para equipamentos em atividades genéricas, torna-se de fundamental importância a mensuração da eficiência, seu rendimento, como também o nível de qualidade.


Terceirização da mecanização agrícola no setor sucroalcooleiro

Dada a grande expectativa no crescimento do mercado sucroalcooleiro, várias empresas relacionadas a essa atividade buscam ampliar, de diversos modos, seu nível de atuação nesse segmento.


Fundamentos teóricos de custos com os equipamentos (Parte 3)

Nas edições anteriores (Partes 1 e 2), apresentamos os fundamentos teóricos dos equipamentos, descrevendo as parcelas fixo e variável que os compõem. No atual trabalho é apontado parte de sua aplicação.


Composição do custo com corte, carregamento e transporte de cana-de-açúcar (Parte 1)

A produção de álcool e açúcar requer hercúleo no transporte da matéria-prima, sendo que essa consiste em cana-de-açúcar, exigindo, também, uma complexa logística para efetuar sua remoção das fontes produtoras até a unidade industrial.


Composição do custo com corte, carregamento e transporte de cana-de-açúcar (Parte 2)

O processo de colheita da cana-de-açúcar é bastante diversificado, mas podemos sintetizá-los em dois grupos: Colheita manual ou colheira mecânica.


Critérios de renovação de frotas automotivas

A intensificação da mecanização na agricultura vem exigindo uma ampliação do uso de máquinas e, como primeira consequência, temos o aumento dos gastos envolvidos com esse segmento.