Últimas matérias

Confira as nossas últimas matérias

Gestão das operações agrícolas (Parte 1)

A utilização de máquinas agrícolas é essencial para o aumento de áreas cultivadas e agilização da execução dos serviços.


Gestão das operações agrícolas (Parte 2)

Na ultima edição (Parte 1), foi apresentado um panorama de gestão das operações agrícolas e da utilização da frota de máquinas. A seguir, confira os resultados obtidos a partir de estudo numa usina de açúcar e álcool.


Gestão das operações agrícolas (Parte 4)

Em decorrência da limitação de espaço, na edição passada (Parte 3) foi publicada apenas uma parte do quadro "Rendimento das Operações por Faixa de Potência". Veja agora o complemento das informações.


Estudo dos custos com reparo e manutenção em colhedoras de cana-de-açúcar (Parte 1)

A colheita mecanizada de cana-de-açúcar é meta entre a maioria das usinas e dos produtores brasileiros.


Estudo dos custos com reparo e manutenção em colhedoras de cana-de-açúcar (Parte 2)

Na primeira parte desse artigo, apresentamos as fórmulas para cálculo dos custos com reparo e manutenção (CRM) e percentual médio que este dispêndio representa nas diversas classes operacionais (36%).


Estudo de eficiência das colhedoras de cana-de-açúcar

A lei estadual 11.941/2002, que estabelece como prazos para erradicação da queimada os anos de 2021, áreas mecanizáveis, e 2031, áreas não mecanizáveis...


Estudo sobre renovação de frota em colhedoras de cana-de-açúcar

A intensificação da colheita mecânica na cultura de cana-de-açúcar vem exigindo maior estimulo na utilização em colhedoras de cana-de-açúcar e da estrutura que compõe este complexo.


Consumo de combustível em frotas agrícolas

O rendimento econômico de um equipamento agrícola movido por motor de combustão interna é, em grande parte, determinado pela quantidade de combustível consumida por unidade de trabalho.


Gestão de frotas: custo com reparos e manutenções (CRM)

Para que se tenha eficácia no gerenciamento da manutenção automotiva, é de suma importância a existência de um banco de dados com uma gama de informações que mostrem objetivamente os gastos e a eficiência da oficina mecânica.


Indicadores de manutenção automotiva (Parte 1)

Na elaboração dos serviços de manutenção de uma frota com aplicação agrícola ou genéria, a determinação da qualidade, da eficiência e dos rendimentos dos serviços efetuados faz-se necessária.


Indicadores de manutenção automotiva (Parte 2)

Na edição anterior (Parte 1) relatamos a eficiência e rendimentos de várias frotas agrícolas considerando como base uma usina sucroalcooleira. Nesta será abordado o custo da mão-de-obra mecânica.


Indicadores de manutenção automotiva (Parte 3)

Nas edições anteriores (Partes 1 e 2) relatamos a eficiência, rendimentos e período de permanência no atendimento de frotas agrícolas considerando como base uma usina sucroalcooleira.