Sistema de Renovação de frotas

Sobre o Renove

O RENOVE consiste  em um sistema informatizado que determina o momento ideal para a troca de um equipamento antigo por um novo.

Uma das principais dificuldades no gerenciamento operacional de frotas tem sido a determinação da vida útil econômica e principalmente do ponto ideal de renovação. O RENOVE analisa o histórico dos dados de uso transformandoos em informações econômicas para a correta tomada de decisão.

A decisão de renovação é de suma importância sob o aspecto econômico da Empresa, tendo influência direta sobre sua rentabilidade. Também, evita o uso do equipamento além de seu ponto ideal de substituição e até o esgotamento de sua vida física total – período antieconômico.


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Sobre o Renove

Objetivo

Diminuição do custo e aumento da eficiência da frota.

Principal

Determinar o momento ideal para a troca do equipamento, ou seja, determinar o ponto em que as despesas com manutenção, custo de capital (depreciação e juros), e indisponibilidade mecânica, superam as despesas de um equipamento novo.

A vida econômica é geralmente mais curta do que a vida física total, porque ao envelhecerem os equipamentos têm a tendência a exigir manutenções e reparos maiores, enquanto que a qualidade e quantidade de seu rendimento tendem a diminuir.  

Adicionalmente, as máquinas existentes na operação podem estar em obsolescência enquanto que novos modelos podem apresentar menores custos operacionais e maior produtividade.

Específicos

Determinar o ponto de renovação de uma frota, levando em consideração fundamentos econômicos, em específico, o Custo Anual Uniforme Equivalente, que considera os parâmetros:

  • valor de aquisição dos equipamentos;
  • valor de revenda – Curva de Valor Residual (função matemática com dados do mercado);
  • taxa anual de juros vigente no mercado;
  • estado atual da vida do equipamento segundo seu período de uso total (h ou km);
  • a evolução de seu custo com reparo e manutenção – equação do CRM;
  • curva do histórico  da disponibilidade mecânica do equipamento;
  • uso operacional anual padrão do equipamento;
  • nível de remuneração e quantidade de operadores.

Participação representativa dos custos

 

Parcela de gasto Equipamento
Novo Usado
 Depreciação Anual Alta Baixa
 Custo com Reparo e Manutenção Baixa Alta
 Indisponibilidade Mecânica Baixa Alta

Banco de Dados Assiste - Exemplos Reais

 

Classe Operacional Característica Operacional Período - Uso Anual Unid. Ponto de renovação
Anos Vida
 Caminhão Canavieiro  Cavalo mecânico 77.000 Km 7,0 538.881
 Trator  Trator de Pneu 2.850 h 4,8 13.705
 Carregadora  Pneu 3.200 h 4,0 12.833
 Colhedora  Esteira 3.200 h 3,7 12.049

Telas e análises