A agricultura brasileira vem ano a ano ampliando sua produção. Entretanto, a deficiência de infraestrutura e a pesada carga tributária são os permanentes entraves para o agronegócio.
Com base nas dúvidas mais frequentes de leitores sobre manutenção da frota agrícola, foram elaboradas 8 perguntas para os engenheiros Ângelo Domingos Banchi e José Roberto Lopez.
Na etapa conclusiva desta matéria, Ângelo Banchi e José Roberto Lopez esclarecem o leitor sobre componentes que devem ser trocado periodicamente, percentual que se gasta com manutenção em relação ao preço da máquina, e respondem sobre a prática
Usinas de açúcar e álcool começam a perceber a importância das manutenções preventiva e preditiva como forma de racionalizar custos e aumentar a eficiência operacional, tanto industrial quanto automotiva.
Como mostrado na última edição, as frotas vêm sendo terceirizadas pelas unidades sucroalcooleiras, afim de possibilitar a priorização administrativa destas em sua atividade principal e para a liberação de investimentos no aumento de produção da
Na edição anterior começamos a discutir os indicadores técnicos de frotas, que podem ser utilizados para decisão de preços em contratos de terceirização e sua importância para o processo.
No uso dos processos de terceirização do setor sucroalcooleiro, a manutenção de frotas agrícolas, como já discutida nos trabalhos anteriores, tem sido procurada por várias unidades.
A terceirização de operações nos processos agrícolas de unidades do setor sucroalcooleiro requer razoável conhecimento tecnológico e investimentos bastante significativos.
No setor sucroalcooleiro tem ocorrido a terceirização dos processos mecanizados como plantio, tratos culturais e transporte.
O custo de uma frota aplicada na cultura de cana-de-açúcar tem atingido altos valores, sendo que esses se devem ao alto nível de mecanização exigido pela cultura.
Na realização da manutenção de uma frota com aplicação agrícola, ou mesmo para equipamentos em atividades genéricas, torna-se de fundamental importância a mensuração da eficiência, seu rendimento, como também o nível de qualidade.
Dada a grande expectativa no crescimento do mercado sucroalcooleiro, várias empresas relacionadas a essa atividade buscam ampliar, de diversos modos, seu nível de atuação nesse segmento.