O custo de uma frota aplicada na cultura de cana-de-açúcar tem atingido altos valores, sendo que esses se devem ao alto nível de mecanização exigido pela cultura.
No setor sucroalcooleiro, os gastos com combustível representam uma grande parcela dos dispêndios com a mecanização, podendo atingir níveis próximos a 28% deste gasto, que corresponde a 13% do valor total do custo de produção de uma saca de açúc
Custo de reparo e manutenção dos implementos rodoviários
Custos de reparo e manutenção dos implementos agrícolas
Uma das grandes dificuldades para a contratação de um funcionário é a fixação de uma remuneração justa para ele e que não pese muito no orçamento da empresa, deixando ainda o valor do produto final com um nível bom de competitividade no mercado
A determinação do custo operacional de uma frota é uma ferramenta importante para a área gerencial, que influencia diretamente na gestão dos custos e sua potencial redução, como também nas tomadas de decisão.
O conhecimento do custo operacional dos equipamentos de uma empresa é de extrema importância para o gerenciamento e para a tomada de decisão. Porém, caso não exista dados para comparação, pouco se pode usufruir dessas informações.
O custo dos equipamentos tem ampla aplicação na gestão de uma frota, pois se torna um balizador operacional. A decomposição deste custo mostra o nível de participação de cada parcela, o relacionamento destas, geram várias análises e parâmetros,
Na realização da manutenção de uma frota com aplicação agrícola, ou mesmo para equipamentos em atividades genéricas, torna-se de fundamental importância a mensuração da eficiência, seu rendimento, como também o nível de qualidade.
Dada a grande expectativa no crescimento do mercado sucroalcooleiro, várias empresas relacionadas a essa atividade buscam ampliar, de diversos modos, seu nível de atuação nesse segmento.
Nas edições anteriores (Partes 1 e 2), apresentamos os fundamentos teóricos dos equipamentos, descrevendo as parcelas fixo e variável que os compõem. No atual trabalho é apontado parte de sua aplicação.
A produção de álcool e açúcar requer hercúleo no transporte da matéria-prima, sendo que essa consiste em cana-de-açúcar, exigindo, também, uma complexa logística para efetuar sua remoção das fontes produtoras até a unidade industrial.